domingo, março 15, 2009

Melhores do Mundo

Não me refiro aqui ao grupo de teatro que encanta a todos que assistem as peripécias de Joseph Climber, por exemplo. Toco em um assunto que é extremamente delicado do ponto de vista avaliativo e técnico. Isso porque todos tem uma determinada opinião sobre algum fato ou assunto. Então, inicialmente, já vou antecipar que é a minha opinião que está sendo expressada neste espaço.

Diante dos acontecimentos futebolísticos das últimas semanas, não tem como não opiniar. Falo especificamente do gol do Ronaldo Fenônemo. Mas por que Fenômeno? Diz o mini dicionário Houaiss que é qualquer fato observável na natureza; indivíduo de qualidade rara.

Por essa definição já tem uma ideia do porque Ronaldo é chamado assim até hoje. Incondicionalmente, é o melhor jogador de todos os tempos, senão um dos melhores.

Sempre fui fã do futebol do fenômeno. O que ele faz ou fazia fora de campo não me diz respeito. Assim como o que eu faço fora do meu meio profissional não diz respeito a ninguém também. Mas ninguém mesmo. Sou da opinião que jogador tem jogar, e muito bem, afinal ganha para isso. E por falar em ganhar, o Ronaldo sempre fez por merecer o que ganha.

Fazer o que ele fez primeiro no Cruzeiro, depois no PSV, Barcelona então nem se fala. Ele simplesmente humilhou adversários, zagueiros, goleiros. Humilhar no bom sentido, é claro. Encantou torcedores, deixou boquiabertos milhões de telespectadores e eu me incluo nesses milhões. Marcelo D2, se algum dia ler essa postagem, vai se identificar com ela. Até porque ele é autor de uma música em homenagem ao Fenômeno.

Ser um dos pivôes do fiasco da Copa de 98, romper o tendão patelar de um dos joelhos, dar a volta por cima e ser um dos responsáveis por uma das campanhas mais fantásticas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo como ocorreu em 2002 só quem é Fenômeno mesmo consegue. Ser o maior artilheiro de todas as Copas, três vezes o melhor do mundo e por aí vai.

Sei que Garrincha, Pelé, Tostão, Carlos Alberto, Maradona, Platini entre outros tem história igual no futebol mundial. São figuras marcantes sim. Respeito isso, e muito. Mas o Ronaldo eu vi jogar. Eu o acompanho. Eu acredito nele e no futebol dele. Me orgulha ver uma pessoa lutar contra a maré, quando outra poderia simplesmente desacreditar na vida e, já forrado de tanto dinheiro, decidir parar. Dizer: CHEGA!!! Mas ele não. Ele não, porque ele é Fenômeno. Ele é show man. Quem é a referência na Seleção depois dele? Ninguém assumiu com tanta maestria a camisa 9 na Seleção depois de Romário e Ronaldo. Pergunto novamente, quem?

Para mim existem três melhores do mundo, mas a lista pode aumentar. Não que os outros não sejam, mas esses são gênios. Romário, Zidane e Ronaldo Nazário, o Fenômeno. Como se não bastasse ele se arrebentou novamente, veio para o Brasil, mesmo acima do peso em 28 minutos dentro de campo, infernizou adversários novamente como uma fera enjaulada, chutou uma bola no travessão, que ia entrar no ângulo e, aos 48min do segundo tempo, a jaula se abriu e ele trinfou novamente.

Alguém que poderia chegar perto dele é o Gaúcho, mas inexplicavelmente não quer mais jogar futebol, mesmo sem rupturas de tendão patelar, sem estar acima do peso e sendo bem mais novo. Deveria pegar o Ronaldo, ou melhor, a história de vida desse atleta e aprender mais sobre a vida e como se tornar um fenômeno. Assim, teria lugar na minha seleta lista de fenômenos.

8 comentários:

Camila Alduini disse...

O Ronaldo sem dúvida é o melhor que já tivemos tem faro de gol, enquanto que o gaúcho é um chinelinho essa é bem da verdade não joga por que não quer, vive no departamento médico do milan por que é um chinelinho.

Rogério disse...

Baixe Filmes e Seriados... http://ultracinetop.blogspot.com/

Raquel disse...

Concordo com você, Ronaldo se tornou FENOMENO e continuará FENOMENO para muitos.

Parabéns pelo blog.
Quando puder confira o blog da Dittz, http://www.dittz.com.br/novo/blog/

Toda opinião e sugestão e sempre bem vinda.

E caso você possa me passar algumas reportagens sua para publicar no Blog da Dittz seria otimo.

Abraços
Raquel

Pedro disse...

Oi,
Veja este site de Fisiologistas da UFRJ sobre as respostas humanas ao esporte de competição. Muito completo.
www.labofit.com.br

TELA DO ESPORTE disse...

O Ronaldo tá gordo, velho, mas vamos falar a verdade, o cara é bom de bola. Nico, é osso aí!

Abraços

http://teladoesporte.blogspot.com

* Eterno Timão * disse...

Mesmo ele estando fora, de forma joga melhor do que muitos atacantes aqui do Brasil. Ronaldo Brilha muito no Corinthians !

Acesse :http:// eternotimaoo.blogspot.com

Melina disse...

O Ronaldo merece muito ir para a Copa!
Falando em Copa, é hoje!!! A Taça chegou, vai tudo ser transmitido pelo site http://comemore.cocacola.com.br/ em todos os dias do evento, até terça!
Não vou perder!!

Rodrigo disse...

Em Reply a Melina...

Fui lá no evento de ontem do Rio,Recomendo!!! Quem estiver pelo Rio hj (Domingo) se tiver ingresso da promoção, não deixe de ir. A foto com a taça é algo raro e inesquecível! É pra por no orkut! :)

E pra quem não tem ingresso, fique ligado no Stream AO VIVO que começa às 17:30 no site > http://is.gd/7AM1I

Lembrando também que a taça do Mundo FIFA segue pra São Paulo dia 08 e 09 de Fevereiro..