terça-feira, abril 25, 2006

Resenha do Grau A

Influências do homem na evolução tecnológica

Durante muito tempo o homem acompanha de longe as evoluções na ciência e em outras áreas. A influência humana somente era permitida dentro da sua sociedade. Criar novos conceitos morais e comportamentos éticos dentro da sua comunidade era permitido, mas com muita prudência. O poder era para poucos. Nas sociedades medievais era assim. Os senhores feudais, por exemplo, eram quem determinavam as ações do homem do campo, os servos. E assim, durante muito tempo, era impossível se valer de qualquer tipo de inteligência que pudesse surgir dos mais aos menos favorecidos para o progresso da humanidade ou da sua comunidade em particular.
E foi somente com o surgimento do capitalismo que o homem passou a ter certo grau de influência sobre as ações políticas, econômicas e governamentais. Com o passar dos anos a sociedade foi crescendo e evoluindo, mas o homem continuava excluído desse crescimento social e tecnológico. Em tempos atuais essa forma de agir mudou completamente. O homem atual pode influenciar e deve usufruir desse direito. Suas várias formas de organização pessoal e social foram sendo adaptadas as evoluções que ele mesmo está envolvido. Com o avanço tecnológico, no qual o homem é peça fundamental, todos os sistemas criados são desenvolvidos de forma que se moldem na cultura humana, no dia-a-dia do cidadão.

A interface e a organização do homem

Com o surgimento do computador pessoal o homem teve que, rapidamente, se adaptar a essa nova ferramenta de trabalho. Criou-se a necessidade de elaborar novas organizações textuais. Com o tempo fomos nos adaptando as novas formas de construção textual, linguagens e visual. A organização do homem passou pra tela de um computador. Para que se construa um bom texto é necessário se organizar. A área de trabalho, ou desktpo, como é chamado por alguns foi criado para que possamos localizar um arquivo com extrema facilidade.
Quando a internet explodiu, essa organização visual se tornou ainda mais necessária. Uma ou duas décadas depois, poucas pessoas se imaginam trabalhando sem o uso de um computador. Produzir um texto então nem pensar. Até um pequeno bilhete hoje é escrito em uma folha de papel em branco digital e enviada por e-mail. Hoje o ser é atraído por essas evoluções tecnológicas, gosta destas metáforas digitais e é parte integrante dela. A interface foi criada para nos levar ao seu interior. Somos constantemente atraídos por novos tipos visuais e organizações digitais que fazem com que nos tornem dependentes, seus clientes, seu público. Nossa organização pessoal vai de encontro a essas linhas e se molda com as novas tecnologias, tipos gráficos e visuais. Hoje o homem não consegue mais viver longe das metáforas visuais.

Virtualização do corpo, da linguagem e da alma

Após todo esse processo evolutivo, desenvolvimento gráfico visual, organização digital etc, o homem se deparou com o surgimento mundo virtual. A internet chegou para modificar comportamentos, culturas, linguagens, conceitos etc. Assim como a virtualização do corpo também causou um grande impacto social. Através da possibilidade dos transplantes de órgãos a medicina evoluiu e evolui.
Nesse mesmo caminho as tecnologias digitais também ganharam muito respaldo. A carta, por exemplo, perdeu espaço em um mundo onde o e-mail revolucionou as práticas comunicacionais. O texto ganhou o mundo. A possibilidade de escrever para milhões de leitores espalhados pelo mundo inteiro parecia irreal em um primeiro momento, mas ao se acostumar com essa mundialização de suas produções textuais, o homem adquiriu uma nova cultura, se tornou mais superficial e ao mesmo tempo mais dinâmico. A leitura virtual é pouco enriquecida de detalhes. Isso se deve a hipertextualização ao contrário do leitor tradicional. Este se detém nas entrelinhas da informação busca novas informações.
A linguagem ganhou novas conotações, abreviações e contrações. Delete, backspace, post, logar e outras palavras foram incluídas no dicionário e vocabulário mundial. Este homem dinâmico e muitas vezes superficial se tornou capaz de mandar um e-mail, ao mesmo tempo em que fala ao telefone, cuida das crianças, cozinha, atende a campainha e lê o seu jornal digital e dá comida para o seu cachorro. O mundo se tornou superficial. Hoje é possível assistir um velório pela internet. Do outro lado do mundo você pode estar acompanhando o enterro de algum ente querido. Isso eu chamaria de virtualização da alma. O homem rompe, diariamente com todas as barreiras que poderiam de alguma forma prejudicar esse avanço.
A superficialidade do ser humano é fruto dessa agilidade, dessa vontade e possibilidade de estar, ao mesmo tempo, nos quatro cantos do mundo. A linguagem rebuscada pouco explorada, os textos rápidos, os telefonemas curtos são fatores que colidem de frente com a evolução do design gráfico da interface que foi criada para chamar a atenção, mas atualmente é um pouco esquecida pela maior parte dos usuários.

Nenhum comentário: