terça-feira, março 28, 2006

Análise dos sites

Por Nicolau Júnior e Jeison Karnal

IG - Mantega diz que defende "desenvolvimento responsável"
BRASÍLIA (Reuters) - O novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu fazer o país crescer no seu limite potencial, mas sem recorrer a medidas aventureiras.

A notícia este portal é bem mais resumida em comparação com qualquer um dos outros sites analisados. Abaixo do título, em negrito, há um pequeno resumo da matéria principal. Este estilo acaba dinamizando o texto mais o tornando mais sintético de fácil entendimento. O IG traz outros enfoques da matéria copiadas de agências de notícias, como por exemplo, a Reuters. Mas a utilização de links logo após o texto principal, com outros assuntos relacionados com a manchete é um modelo de divulgação de notícias encontrados em todos os portais. A estratégia adotada pelo site para conquistar seus leitores é a de comunicar e não de informar sobre o assunto. Pelo rápida abrangência no assunto é impossível analisar se há qualidade textual. Para mim a intenção é fazer com que o leitor fique o menos tempo possível preso e um assunto. Dessa maneira o usuário poderá navegar pelo site e acessar outras matérias e produtos que o porta tem a oferecer.

Folha - Na posse, Mantega se diz "avesso a aventuras" e elogia Palocci
O novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje defender um desenvolvimento "responsável" e "avesso a aventuras e ao entusiasmo infantil".

No site da Folha Online o texto toma outra direção. Ao invés de focar o tema como nos outros sites eles se atém mais às declarações que Guido Mantega faz ao seu antecessor no cargo de ministro da Fazenda, no caso Antonio Palocci. A matéria traz parágrafos curtos aumentando a fluidez e possibilitando uma leitura rápida. Também não é um texto muito extenso. Acredito que a idéia é atrair o leitor para outros assuntos que o site oferece ou mesmo os outros tópicos, focos, que são abordados sobre o caso da troca do Ministério da Fazenda fazendo. A página é pouco poluída, sem muitos anúncios e com maior conteúdo informativo do que o IG, por exemplo. A pauta é coberta por um repórter da Folha e não somente copiada de agências de notícias.

Terra - Mantega diz que nada muda na política econômica brasileira

Apesar de apresentar um texto bem elaborado, o terra publicou um artigo sobre o caso da troca de ministério em Brasília sem o envio de um repórter especial ao local. A fonte no caso foi uma outra mídia, não se exatamente de uma agência de notícias ou um site parceiro do portal Terra. No fim do texto encontra apenas um link que vai direcionar o usuário para as notícias relacionadas e não vários links como é feito no IG e na Folha. Acho que a estratégia deste site é apenas informar e não comunicar o seu leitor. Não existe um grande aprofundamento sobre o tema tornendo o e nem continuidade sobre a assunto, mas essa é uma característica encontrada em, praticamente, todas as mídias existentes.

Globo - Mantega: "Nada muda no Banco Central "

No portal de notícias da Globo online há um diferencial em relação aos demais. Logo acima do título da matéria principal o leitor tem a possibilidade de acessar os outros jornais da empresa e obter diferentes opiniões sobre o tema tratado criando uma opinião mais concreta e objetiva sobre o cenário político do país. O título da matéria é também diferencial dos demais. O mesmo traz as declarações no novo ministro dando mais peso à informação. O texto funciona com uma espécie de entrevista pingue-pongue. Além disso o site não se utiliza dos links no fim do texto. A estruturação é bem diferente dos demais portais. Na capa do site ao clicar no título da matéria o portal abre uma outra janela com os assuntos relacionados a esta editoria. Desde a cotação do dólar até as opiniões de diferentes políticos sobre o assunto. Este portal dá mais opções de informações do que os demais portais.

Nenhum comentário: