terça-feira, março 28, 2006

TV digital chega aos celulares

A primeira ligação pública utilizando um aparelho portátil ocorreu no dia 3 de abril de 1973, em Nova Iork, nos Estados Unidos, pelo pesquisador da Motorola Martin Cooper. O aparelho utilizado pesava cerca de um quilo, media 25 cm de comprimento por 7 cm de largura, com uma bateria que se esgotava após 20 minutos de uso.
Não bastasse o fato de a evolução tecnológica permitir que as pessoas possam comunicar-se a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo, o serviço de telefonia móvel dá mais um grande salto na busca de novos usuários. Em 2004 A TV digital chega aos aparelhos celulares.

Quando chegou ao Brasil, o celular era um produto limitado em suas funções e de difícil acesso aos menos favorecidos economicamente. Quem possuía um telefone móvel eram, geralmente, empresários ou pessoas de classe média alta. Hoje essa realidade é bem diferente, assim como o acesso ao produto. Após todo esse processo evolutivo, uma das grandes evoluções no mercado de telefonia móvel foi o advento da fotografia. Apesar da baixa resolução e definição com o passar do tempo foram surgindo aparelhos com até dez mega pixels. Todos os momentos entre amigos passaram a ser registrados por todos os usuários. Houve então a necessidade de conquistar novos consumidores e o advento da TV no celular se tornou a maior evolução tecnológica desse meio até então.

Mesmo sendo cara e com muitas falhas a transmissão e tecnologia têm se espalhado rapidamente no mundo e no país. As formas de entretenimento são as mais variadas desde mini séries, filmes, noticiários a shows. A TV consome muita bateria, mais do que as ligações, e seu uso em restaurantes e no trânsito é discutível.

Nenhum comentário: