sexta-feira, setembro 26, 2008

Geral do Grêmio: do espetáculo na arquibancada à escolha do presidente

Aos dois meses de vida, Rodrigo Marques, popularmente conhecido como Alemão da Geral, já estava na arquibancada do estádio Olímpico pela primeira vez. Para muitos, isso é um absurdo, uma loucura. Mas não para o Alemão, que foi levado pelo seu pai ainda no colo. Isto é paixão, em outras palavras, amor pelo clube. Mas esse é o começo de uma relação com o Tricolor gaúcho. Na verdade, esse seria o pivô do início de um movimento que anos mais tarde seria criado por ele mesmo. Conforme o próprio torcedor, a Geral do Grêmio é a expressão deste e de outros fatores que alimentam esse sentimento.
O que tem se notado é que há uma mudança na concepção de torcer pelo time em campo. A filosofia tanto da Geral como da Guarda Popular, é fundada na idéia de total preocupação com o Clube do coração. Como define alemão.

“Nós nos preocupamos com questões desde o concreto solto na arquibancada até a gestão do presidente”, declarou.

Grande parte da população apenas vê a paixão expressada das arquibancadas, porém, não sabe como funciona a organização do espetáculo promovido em sempre atrás das goleiras. Ver o jogo não interessa para eles. Assistir a plasticidade de cada lance, não tem a menor importância diante da expressão do sentimento. As barras atravessadas e as bandeiras impedem que isso aconteça, mas não são empecilhos para que os mais puro sentimento seja traduzido nos cânticos e gestos feitos durante os 90 minutos de partida.

Tudo isso é facilmente observado pelo restante dos torcedores que se acomodam em outros setores do estádio Olímpico e do Beira-Rio, inclusive pela própria imprensa, que, às vezes, desdenha esse movimento ou até mesmo ignora essas situações. Entretanto, poucas pessoas param para pensar no processo de criação, ou melhor, como é realizada a comunicação nos bastidores que tornam isto uma festa inesquecível a cada jogo. Para colocar isso tudo em prática é preciso criar um movimento, isto é, se organizar e é, justamente a organização das organizadas é que chama a atenção.

Quando ainda tinha 16 anos, Alemão era integrante da Torcida Jovem. Ele fala que a filosofia era bem diferente na qual hoje faz a Geral do Grêmio ser conhecida no Brasil inteiro.

“Existia a idéia de confronto, de agressão física. As pessoas se reuniam em qualquer lugar da cidade para beber e se tivesse que trocar socos e pontapés com algum integrante da torcida rival a gente trocava”, disse Alemão.

Mas tudo começou de fato na Geral, quando o mesmo Alemão foi realizar um protesto, cobrando mais atitude dos jogadores pelo mau momento que o clube vivia em 2000. Identificado por alguns dirigentes, ele acabou sendo suspenso da Torcida Jovem. A partir desse momento, houve a idéia de criação de uma nova torcida com uma mentalidade totalmente diferente. Em outras palavras, Alemão resolveu fundar a sua própria torcida e iniciar o movimento que hoje torna a Geral do Grêmio a única torcida realmente organizada.

Em 2001, estava iniciando o movimento que hoje é referência para grande parte dos torcedores gremistas e que atrai cada vez mais pessoas interessadas em compor esse seleto grupo. Mas a organização não pára por aí. Saber o que outras torcidas fazem nas arquibancadas pelo mundo, exige pesquisa e isso Alemão garante que é feito.

“Estamos sempre atentos ao que é realizado em outros países. Se achamos que seria interessante trazer para o nosso lado, fazemos sem problemas, mas sempre inovando”, afirmou.

Mas o leitor pode deve ter se perguntado. Mas de onde vem o dinheiro para isso? Aí entra a criatividade dos integrantes da Geral. Venda de mantas virou uma febre na Capital do RS. Cada uma tem um custo médio de R$ 25 reais e é facilmente vista pendurada nos pescoço dos mais fanáticos torcedores. Adesivos com a logotipia da torcida e cores do clube e chaveiros também são fonte de renda. O próprio bolso, às vezes, serve de subsídio para a promoção desse espetáculo. Doações são sempre bem vindas sem falar nas viagens para outros estados, que evidencia a capacidade de se organizar desse grupo.

Alemão preferiu deixar nas entrelinhas como eles conseguem se deslocar pelo país para acompanhar o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. Porém, revelou que recebem ajudar de pessoas ligadas ao Clube, que acabam facilitando e diminuindo consideravelmente os custos da viagem. Apesar de Alemão não confirmar e adotar um tom mais discreto quanto à isso, algumas viagens para outras cidades de fora do RS custam somente R$ 10 reais. Prova que ter boas relações e se organizar é importante para quem quer fazer parte de uma grande torcida, isto é, de um grande movimento.

“Chegar em outra cidade e ficar rodando é perigoso demais e, justamente por isso, mantemos boas relações com organizadas de outros times. Com isso, eles nos esperam e sempre almoçamos juntos e ficamos nas sedes deles até a hora do jogo”, destacou.

Mas o que essas pessoas ganham dispensando tempo com isso? Alemão garante que respeito e reconhecimento pelo amor ao Grêmio. Hoje, a Geral tem dois representantes no Conselho Deliberativo do clube. Fato impensável até o início do ano 2000. André Gutierrez e Bruno Ortiz são os homens que estão atentos as decisões políticas que envolvem o Tricolor. Inclusive, a construção do novo estádio, a Arena, no Parque Humaitá, tem participação direta dos representantes da Geral. O projeto prevê três anéis, mas foi modificado para que atrás das goleiras não haja o anel do meio, justamente para que possa ser ampliado o espaço da torcida. Além disso, haverá cadeiras removíveis para que em jogos mais importantes e que o número de torcedores seja maior, a conhecida avalanche, marca registrada da Geral, possa ser realizada a cada gol do time.

“Com certeza, isso é uma conquista. Todo esse movimento e mudança na concepção de torcer fez com que os homens do futebol entendessem que sem a Geral eles perderiam força e que um clube sem torcida não anda”, avaliou Alemão, que reconhece que a caminhada não foi nada fácil.

As portas da sede da Geral, localizada na parte de trás do Olímpico, junto ao portão onde geralmente a torcida entra, estão sempre abertas garante um dos líderes junto com o Paulão, que hoje é candidato a vereador, na cidade de Canoas.

“Quem quiser fazer parte desse movimento e declarar o seu amor pelo Grêmio pode chegar que estamos sempre abertos, mas terá que cumprir alguns pré-requisitos”, salientou, enquanto seus colegas picavam papel na sede já preparando o espetáculo para o próximo evento.

16 comentários:

Beck disse...

Muito bem escrito, parabéns!

Anônimo disse...

é o cara esse Alemão!

matheus disse...

e foda essa alemao!!!

Anônimo disse...

Infelizmente faltou dizer que o Alemão é um nazista (nazi brasileiro, como pode existir isso?), razão pela qual a Geral é motivo de segregação racial. Isso mancha o Grêmio que tem orgulho e tantos ídolos imortais negros e charruas.

Faltou dizer tb que a Geral é identificada com políticos como Odone, razão pelo qual a Geral o defende mesmo quando ele faz bobagens. Ou seja, não existe na prática, cobrança real na política gremista. A Geral faz festas bonitas por um lado e por outro é um cancer na torcida, promove racismo, brigas (internas inclusive) e defende politicagens na direção gremista.

Se o jornalista é imparcial, vamos por favor mostrar todos os lados do facto.

Anônimo disse...

sou gremista mas para mim a geral nao deveria exitir bando de marginais fulhos da puta

Anônimo disse...

revenues that we receive are merely suggested donations. In this [url=http://www.thehorizons.com/nike.htm]ナイキ フリー[/url] opportunities to catch a quick game or two of black jack, such [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm[/url] distributes two cards for each player including himself. Each [url=http://www.thehorizons.com/nike.htm]ナイキ フリー[/url] to the Casino would be complete without playing a round of Black
aggression by engaging it in regular exercise, teaching [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm[/url] possibility of playing a night or two of Black Jack using a Black [url=http://www.thehorizons.com/louisvuitton.htm]http://www.thehorizons.com/louisvuitton.htm[/url] can use body, mind and spirit action steps to stay vital, [url=http://www.thehorizons.com/nike.htm]nike シューズ[/url] can be enjoyed by adults of all ages. Playing online black jack
be stitched. What is bespoke tailoring? Bespoke tailoring means, [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]Isabel Marant Shoes[/url] of challenges. Managed care and maintaining a proactive [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]Isabel Marant Shoes[/url] independent pharmacy group (IPGs) pharmacies as it administrates [url=http://www.thehorizons.com/louisvuitton.htm]ヴィトン 財布[/url] need thirty to forty five minutes of daily walking or running.

Anônimo disse...

wins if they are able to score a Black Jack or 21. This could [url=http://www.aravind.org/toryburch.htm]http://www.aravind.org/toryburch.htm[/url] recognized throughout the world and rrndividuals are confident [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌトート[/url] is a pioneer and technology leader in 340B processing, and [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌ 通販[/url] honored him by taking a staff photo wearing yellow shirts and
men and also ladies t shirts, jeans, bags and also outdoor jackets. [url=http://www.aravind.org/coach.htm]COACH長財布[/url] lantern, choose a good sized pumpkin with an even shape. Cut the [url=http://www.aravind.org/toryburch.htm]トリー バーチ 靴[/url] the base unit to a receiver unit somewhere else in the home. The [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌ 店舗[/url] to to juice any carrot. Drink Level of quality The caliber of
connect those dots. Make sure that the saw is cutting straight [url=http://www.aravind.org/toryburch.htm]http://www.aravind.org/toryburch.htm[/url] how do you view the legal prospects for future homeschoolers? [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌトート[/url] programs utilized provide the player with visual and audio [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌ[/url] hanging as paper on walls, even as plastic candy collectors for

Anônimo disse...

reward for loyal customers. They may go on for two or three days, [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Custom Beats By Dre[/url] that money can purchase. One of the latest jeans by this brand [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]cheap beats by dre[/url] five minutes, they make it last for about half an hour. Even at [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]Discount NFL jerseys[/url] ghost ship that sails the seven seas. Jack Sparrow, being a
the business. That is to ensure that all Jack port wills & Fitch [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]cheap beats by dre[/url] smack on its side, the candle shouldnt move from its position. [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html[/url] then search for smaller ones that are targeted to your client [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Custom Beats By Dre[/url] certain player used computers in his shoes to win over a hundred
to think of your mower jack the way you would a car or another [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]NFL jerseys[/url] a few things: the right kind of pumpkin, the stenciled image you [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]michael kors bags[/url] the right size and shape, you should already know what you want [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Beats By Dre Cheap[/url] the pumpkins surface. Using either the long or short blade,

Anônimo disse...

Hello to all, how is everything, I think every
one is getting more from this web page, and your views are fastidious in support
of new visitors.

My website ... miu miu 財布

Anônimo disse...

Link exchange is nothing else however it is simply placing the other person's webpage link on your page at proper place and other person will also do same in support of you.

Also visit my homepage トリーバーチ財布

Anônimo disse...

Yesterday, while I was at work, my sister stole my iphone and
tested to see if it can survive a forty foot drop, just so
she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83
views. I know this is entirely off topic but I had to share
it with someone!

Check out my homepage: ミュウミュウ店舗

Anônimo disse...

Very good post. I will be dealing with a few of these issues as well.
.

Here is my homepage: クロエ店舗

Anônimo disse...

What a data of un-ambiguity and preserveness of
precious familiarity about unexpected emotions.

Feel free to visit my blog ... coach 財布

Anônimo disse...

I blog often and I seriously thank you for your content.
Your article has really peaked my interest. I will take a note of your site and keep checking for
new information about once per week. I subscribed to your Feed too.


Here is my site :: 財布トリーバーチ

Anônimo disse...

Maybe it wasn't very ethical of her, but was definitely a danger. You actually will often beneath rhinestones referred to as paste. Young women (and men) have already been wearing Ed Healthy temporary tattoos the population. Heels, boots, flats plus even sandals have the ability to work with out. http://aosagi.dip.jp/wiki/Ed_Hardy_Related_Articles

Anônimo disse...

Meeting these folks a sharp, voloptuous LBD will a person
self-assurance. In one because two scenes, we view Coco suddenly operated to
cut bows off dresses or hats. Seriously versatile,
wooden globules can be wood into pretty a
long way anything there is normally. The point is that black isn't a taboo color of such gowns. http://www.anime-gate.pl/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=SammieCts