quinta-feira, julho 24, 2008

Sai Nilmar!

Os humildes leitores desse humilde blog irão me achar um desvairado. Irão pensar que estou de brincadeira. De certa forma, estou sim. Mas vou adotar a mesma linha de raciocínio do comentário sobre o Celso Roth mais abaixo. No esporte, vejo as críticas como uma forma de impulsionar um determinado atleta ou uma equipe. Servem como construtivas, ou deveriam servir embora a maioria das pessoas não enxerguem dessa forma.

Ouvi, li e assisti nesses último dois meses, críticas ferozes, inclusive de torcedores, sobre as atuações do Nilmar. Críticas relacionadas ao investimento que o Inter teria realizado nesse jogador e que não estariam dando retorno. Críticas quanto a capacidade e ao talento dele. Só que ninguém foi capaz de prestar a atenção no mais essencial, isto é, o esquema tático. Nada favorecia ao estilo de jogo do Nilmar, mas ninguém pensou nessa possibilidade.

Isso comprova que realmente a maioria dos que amam o futebol, não entendem absolutamente nada do esporte. Falam com o sentimento e não separam a razão da emoção, por isso, proferem um monte de bobagens. Sou um dos que nunca questionei o tamanho do talento do Nilmar, bem como o do Fernandão. Penso até que ele poderia, tranqüilamente, integrar a Seleção Brasileira, e por quê não? Numa seleção que já teve Afonso de atacante, o Nilmar jamais poderia ter a sua escalação contestada.

Mas vamos rapidamente aos fatos. Nos últimos quatro jogos do Inter quem marcou os gols? Aquele cujo investimento não está valendo a pena. Nesses último quatro jogos, quem salvou a pele do time? O mesmo cujo os investimentos não estão valendo a pena. Seriam as lesões nos joelhos? Talvez, o fato é que cuidem bem do que falam. Não sejam oportunistas. Eu sempre bato nessa tecla. Duvido que algum clube no Brasil não gostaria de colocar dinheiro fora com o Nilmar.

Da mesma forma que algumas pessoas insistem em criticar o técnico com a segunda e quem sabe a melhor campanha do Brasileirão – basta que o Grêmio vença o Figueirense hoje –, as críticas ao talento de Nilmar também surgem. O que eles dirão agora? Eu diria para os dois sairem, pois gente assim, parece que os jornalistas e os torcedores não gostam, então, que venham outros. Portanto, sai Nilmar! Mas ainda bem que a direção não age com a emoção ou sequer vai atrás da torcida ou até mesmo desses críticos.

Nenhum comentário: