segunda-feira, julho 28, 2008

Salve Roth!

Mais uma vez, vou bater nessa tecla. O que será que houve com parte da torcida do Grêmio do odeia o Celso Roth? Mudaram de opinião? Se isso ocorreu de fato, meu parabéns. Conseguiram ser mais imparciais e viram que futebol é uma caixinha de surpresas, ou melhor, o Roth é uma caixinha de surpresas. Isso só prova o que sempre escrevo e falo. Críticas oportunistas só servem para evidencias os maus profissionais dos bons. Aqueles que não querem aparecer mais do que a notícia, são taxados de incompetentes, isto é, os mais centrados, os mais comedidos nas suas críticas. Já aqueles que gritam nos microfones das rádios, sujam as páginas dos jornais com comentários desnecessários, são conceituados como especialistas, corajosos e grandes profissioanais.

Mas e aqueles que discretamente, de uma hora para outra passam a elogiar o trabalho do técnico depois de tê-lo, indiretamente, o chamado de burro? Eu os chamaria de vaselinas. Esse é o termo mais adequado para jornalistas esportivos dessa turma. Onde estão eles agora? E os torcedores? Ah! Torcedor não conta, age com o coração e deixa a razão a quilômetros de distância dos seus sentimentos.

O Grêmio só não fez o Palmeiras voltar para São Paulo com uma sacolada de gols, porque esbarrou nas suas próprias limitações, no campo pesado da chuva e na trave. Fora isso, teria disparado na liderança com soberania. Se vai ser campeão? Não sei. Para isso, será preciso mais do que jogar bom futebol. Será preciso superar a arbitragem, que valida dois gols de mão do Flamendo na partida contra a Portuguesa. Podem chamar os gaúchos de bairristas, pois o mesmo torcedro gaúcho vai continuar chamando a CBF e a arbitragem em geral de parcial e acusá-la de favorecer os clubes do Centro do País. O que sei é que o Tricolor é um dos favoritos.

Quem é o responsável pelas derrotas? Sempre o odiado treinador. E nas vitórias? Será o motivador? Com certeza não, portanto, acreditem nele dêem um voto de confiança, pelo menos nesse momento, e gritem em alto e bom tom. Salve Roth! Ah! Os oportunistas de plantão estão logo ali adiante. Prontos para dar o bote como uma onça em posição de ataque a alguma presa para saciar a sua fome. É assim que eles agem. Cozinham em banho-maria e depois "fritam" para dizer: – Eu avisei.

Nenhum comentário: