domingo, agosto 03, 2008

Os maus árbitros e a paciência

Haja paciência com o futebol, ou melhor, com os maus profissionais que nele atuam. Teve uma época em que esse humilde blogueiro perdia o sono, quando o seu time perdia. Juntamente com isso, ficava notavelmente irritado, intragável, insuportável. Fico hoje imaginando como estão alguns torcedores após mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Alguns felizes, obviamente, mas outros com dor de cabeça.

Isso, porque cria-se uma expectativa sobre uma partida de futebol. Durante a semana, um técnico de futebol fica horas e horas pensando em qual estratégia montar para superar o seu adversário. Trabalha jogadas ensaiadas, assisti vídeos do adversário, conversa com o grupo, enfim, tudo que envolver a rotina de trabalho em um clube de futebol. Na hora do evento, o time faz força, os jogadoress se empenham, se esforçam, correm, e o vemos são árbitros cometendo erros primários.´Está certo que é da natureza do homem errar, mas errar absurdamente é caso para parar e pensar.

Nesse Brasileirão, constantemente temos visto árbitros colocando todo esse trabalho semanal por água abaixo. São erros capazes de tirar a paciência de todos aqueles que acompanham o esporte, inclusive desse que vos escreve. Não é possível que não se possa confiar mais na arbitragem. Mas me pergunto, por que isso vem acontecendo com tanta freqüência? Será que esse sentimento se dá pelo fato de que a imprensa está batendo e expondo mais esse problema? Ou será que é por que a qualidade da arbitragem é de fato ruim?

Vou sugerir, novamente, que os árbitros façam estágio na Europa para aprender como se apita um jogo. É claro que lá também se erra como aqui, mas em menor quantidade e, principalmente, gravidade. Esses fatos tiram a paciência de qualquer pessoa, pois faz com que todo um trabalho seja perdido.

Vale lembrar que na primeira rodada uma Comissão de Arbitragem foi montada para tornar mais rigorosa a fiscalização dos assopradores de apito. Na segunda-feira posterios a primeira rodada, nomes dos maus "juízes de futebol" foram divulgados na lista de suspensões pelos erros que cometeram. No terceiro dia após esse episódio a Fifa, entidade que só serve, na maioria das vezes, para tornar o futebol mais chato do que já vem sendo e que só pensa nos seus lucros, proibiu a divulgação dos nomes desse árbitros. O resultado disso é que ninguém sabe o que está acontecendo com o futebol braisleiro.

Agora, vai um jogador perder a paciência com essas múmias vestidas de amarelo e extrapolar na sua manifestação contrária a alguma decisão para ver o que acontece. Seu nome aparece numa lista no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e ele corre o risco de ficar um bom tempo sem trabalhar.

Haja paciência!

Nenhum comentário: