quinta-feira, agosto 14, 2008

Associados fantasmas e Gre-Nal gelado

Ouvi um repórter esportivo de uma rádio bem conceituada da Capital gaúcha dizer: - É clima de Gre-Nal sim! Vamos parar com essa palhaçada de esfriar o clássico, porque não tem nada disso e vai começar o jogo.

Ora! Acho que o seu grau de emoção era o mais elevado entre todos que estavam envolvidos de algumas forma com a partida válida pela Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira, 13. Não vi, durante a semana inteira, expectativa de ambos os torcedores pelo confronto. A própria direção do Grêmio tratou de esfriar a partida, colocando um time reserva. Mas espera aí. A direção? Como assim? Sim a direção colocou o time em campo. Pelo Celso Roth seria o time titular que entraria em campo.

Mas enfim, não foi uma semana agitada das torcidas, tanto que o público total foi de 29 mil pessoas. Isso é público de Gre-Nal? Não estava chovendo o frio era suportável. Ah! Tinha o ingresso. O mais barato, se é que posso usar esse termo, custava R$ 40. Estudantes e idosos com mais de 60 anos tem direito a 50% de desconto. Sócio-torcedor também tem o benefício, além de ter prioridade na aquisição do bilhete. Mas onde estavam os 80 mil associados? Em casa ora! Passou na TV aberta. Ehhhhhh!

Essas coisas não tem explicação. Tá mas e o horário da partida? Isso é óbvio. A TV é quem manda no futebol e coloca os jogos nos horários que se encaixam na sua grade de programação. Tem também o fato de que um jogo que começa às 22 horas em plena quarta-feira, sendo que tem gente que vem de muito longe para ver o jogo do seu time do coração, tem que voltar tarde para casa, trabalhar cedo no outro dia e isso, depois da meia-noite, é tarefa ingrata.

Enfim, dentro de campo, parece que todos esses fatores também influenciaram. Por isso, eu elenquei algumas possibilidades para o clássico de número 371 entre Grêmio e Inter ou Inter e Grêmio, como queiram, ter sido esfriado por aqueles mesmos que disseram que não tem essa de esfriar a partida e que ela seria quente, ou seja, as mídias que comandam o esporte.

Pelo menos dentro de campo eu não vi nada disso. Um jogo sem brilho, sem graça, sem emoção, sem aquecimento, istó é, resfriado. Nenhum um pouco típico de duelo entre gremistas e colorados.

Ah! Antes que eu me esqueça. Quente mesmo só o clima entre as duas torcidas do lado de fora do estádio Beira-Rio antes de começar o jogo. Pedras, bombas e foguetes, foram alguns dos apetrechos utilizados por alguns colorados e gremistas. A avenida Padre Cacique parou. A Brigada Militar interveio e depois de 10 minutos, os ânimos foram acalmados. Será? Como foi a volta para casa?

Nenhum comentário: