domingo, agosto 03, 2008

Motivação

Em várias oportunidades do nosso dia-a-dia temos que buscar motivações para tocar a vida adiante. Cada pessoa tem o seu jeito particular e peculiar de buscar essas motivações, que lhe darão ânimo para trabalhar, estudar, ser mais calmo no trânsito, etc. É de conhecimento de todos que vivemos numa sociedade capitalista. Tudo envolve lucro. Ir na Ingreja, por exemplo, envolve lucro, pois ela precisa de dinheiro doado, na maioria das vezes, pelos seus fiéis para administrar e poder realizar as suas atividades religiosas.

Mas quando quando trabalhamos feitos loucos e não somos bem remunerados para poder gozar algumas vezes no mês, de horas de lazer? Se sempre estamos apertados e mal podemos ir ao cinema, tomar um café, comer um sanduíche, ou levara a mulher amada para desfrutar de um bom sushi, ou então de um excelente ravioli, de uma boa massa a carbonara, uma lasanha, ou um filé a parmegiana em algum ótimo restaurante, desfrutando de um bom vinho, como manter a motivação?

Para responder essa intrigante pergunta teríamos que recorrer aos profissionais da psicologia. Teorias e mais teorias seriam despejadas como forma de tentar ajudar quem buscar motivação para tocar a vida. Meus caros e humildes leitores. Quando temos saúde, uma família, amigos, comida na geladeira, uma boa cama e um teto para dormir, já é um bom motivo para nos motivarmos a buscar o que chamaria de conseqüência do nosso empenho e motivação.

Agora, quando um atleta de futebol, e me refiro ao meio-campo Alexo, do Internacional, que tem um salário não inferior a R$ 100 mil mensais, dizer na saída de um jogo que contra times grandes a motivação é maior do que contra times como o Ipatinga, dói. Ora! Se eu ganhasse metade do que ele ganha, eu cuspiria e daria soco na minha sombra e, além disso, daria voadoras nas traves e se me pedisse, eu comeria grama. Exagero? Não. Só estaria fazendo jus as minhas motivações salarias, já que preciso disso para viver nesse mundo.

Faça-me o favor! O mundo está desordenado, realmente.

Nenhum comentário: