quarta-feira, outubro 01, 2008

Do galho ao quadrado

O dito popular é velho conhecido de todos e evoluiu do galho ao quadrado. Já explico o por quê. Acontece que tinha um que dizia: "Cada macaco no seu galho". Agora, tem um que tem até rima e diz: "ado a-ado cada um no seu quadrado". Que loucura! Mas digo isso para opinar a respeito do trabalho da imprensa esportiva no clássico Gre-Nal 373 do último domingo, 28, no Beira-Rio.

Até onde vai a responsabilidade de adquirir informação e passar para o ouvinte ou telespectador? Qual a postura a ser adotada por "profissionais" da imprensa esportiva ávidos por comunicar ao seu público o que está acontencendo no lugar onde somente ele pode estar, isto é, o lugar dos acontecimentos? A resposta é fácil. Basta que para isso cada repórter tenha ética profissional ante de mais nada e conheça os seus limites.

Entretanto, não se viu nada disso na hora em que o meio-campo Tcheco, do Grêmio, e o volante Edinho, do Inter, se enroscaram na lateral do campo e iniciaram uma confusão generalizada. Não houve socos nem tapas. Apenas um desentendimento e o grupinho que sempre separa. Porém, os nobre colegas de profissão invadiram o gramado como até então eu ainda não tinha visto, desconhecendo os seus limites e desrespeitando as regras do jogo.

Lamentável! Isso evidencia o despreparo desses profissionais, a falta de fiscalização e de orientação do órgão competente para essa atividade, no caso a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Acerg), além de evidenciar a pressão desenfreada sofrida pelos repórteres por seus chefes em sempre dar primeiro a informação. Isso é um dos elementos que contribui diretamente para que fatos como o presenciado no último domingo possam se reptir caso não se tenha mais rigorosidade na fiscalização e orientação.

Além de arrecadar as mensalidades, é preciso que a Aceg oriente acima de tudo. Deixe bem claro as regras para depois não vir com um discurso moralizador e ameaçador de que irá extingüir do seu quadro de sócios os profissionais que infringirem as regras.

Claro que o Inter não vai ser punido, mas em se tratando de STJD, tudo é o possível, quando algum clube gaúcho está envolvido, o que dirá se dois estiverem na pauta.

Para que tudo isso não se repita e seja evitado, vamos aos dito já mencionados nas primeiras linhas deste post. Se cada um fizer a sua parte com responsabilidade, isto é, se cada um ficar no seu galho ou no seu quadrado, episódios vergonhosos como esses da imprensa invadindo o gramado sem escrúpulos, não acontecerão mais.

Nenhum comentário: